Vacinas e doenças parte 4

out 22, 2014 por

Vacinas e doenças parte 4

Vacinas

No artigo anterior, falamos das doenças que podem ser evitadas com as vacinas Poliomielite, VORH e Pneumocócica. Agora vamos abordar as doenças que podemos evitar com as vacinas Meningocócica C, Influenza (gripe) e Febre Amarela. Essas vacinas são capazes de combater as doenças: Meningite, Gripe e Febre Amarela. Vamos falar resumidamente de cada uma delas a seguir.

Meningocócica C

Esta vacina previne a Meningite causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, que provoca a inflamação das membranas que envolvem o cérebro, a doença é mais comum na infância, sendo que as crianças de 6 meses a 1 ano são as mais vulneráveis porque ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la.

Os sintomas mais comuns são: febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos e rigidez na nuca.

Transmissão

De pessoa pra pessoa, através das vias respiratórias, tosse e espirros.

Prevenção

A vacinação é uma forma de prevenção da doença. Pessoas já contaminadas com o vírus devem ser hospitalizada para tratamento.

Influenza (gripe)

É uma infecção viral aguda, mais conhecida como gripe. Ocorre nas vias respiratórias e é bastante contagiosa entre as pessoas. Seus sintomas são febre, cefaleia, mal-estar, tosse e dor de garganta.

Transmissão

Ocorre por meio de secreções respiratórias como tosse, espirros e mãos contaminadas.

Prevenção

Pessoas infectadas devem cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, e ainda lavar bem as mãos. Outra forma de prevenir é com a vacina.

Tratamento

Repouso, hidratação adequada e medicamentos com prescrição médica.

vacinas

 

Febre Amarela

É uma doença aguda, causada por um vírus e tem curta duração (12 dias no máximo). A febre amarela apresenta- se de maneira leve, grave ou fatal. Seus sintomas são: febre alta, calafrios, dores de cabeça, náuseas e vômitos, com duração de três dias.

Após três dias há uma melhora na febre. Os outros sintomas perduram por até dois dias, evoluindo para cura ou para forma mais grave, apresentando aumento da febre, diarreia e vômito com aspecto de borra de café.

Transmissão

Se da através da picada do mosquito infectado com a doença.

Prevenção

Deve ser feito o controle do mosquito que transmite a febre amarela. A vacinação é uma medida de prevenir a doença.

Tratamento

Não existe tratamento para febre amarela, apenas são tratados os sintomas apresentados pela pessoa, deve ser hospitalizada e permanecer em repouso.

Até o próximo artigo.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário aqui embaixo e cadastre seu e-mail na barra lateral da página principal do blog e receba nossas dicas.

Posts relacionados

Tags

Compartilhe Isto

Deixe um comentário