Parto: cuidados que devemos ter após

ago 1, 2014 por

Parto: cuidados que devemos ter após

Assim que acontece o tão aguardado o parto, não é somente o bebê que precisa de cuidados. Mas você mamãe, que é uma mulher, e precisa ter alguns cuidados para poder recuperar de forma mais tranquila e saudável. É um olho no bebê e outro em sua reabilitação. Lembre-se que você está passando por um novo hábito em sua vida. Para viver de forma saudável é preciso fazer com que sua rotina tenha os cuidados necessários. Principalmente se você passou por um parto cesárea. Enfim, o fato é que precisa ver com o tempo como o seu organismo vai agir. A alimentação precisa estar equilibrada, descansar sempre e não carregar tanto o bebê. Fique atento para ver como irá ficar sua mama e o seu útero. Não deixe também de ir sempre ao médico. Assim que o parto passar, os problemas como varizes, hemorroidas, azia vão desaparecer. Não deixe de monitorar a pressa alta e o diabetes.

Mamas bem cuidadas

É uma parte que vai monitorar sempre, mesmo que não queira. Afinal de contas, olhará para ele sempre que o bebê precisa mamar. Então verifique se o seu bico não está rachando. Para isso é preciso manter o local hidratado. Há pomadas específicas para esse fim. Então nada de usar qualquer creme hidratante. Pode ocorrer problema como a mastite que é quando os seios empedram. Isso acontece quanto não sai leite. As suas mamas vão ficar brilhantes e vermelhas podendo até ter febre. Para resolver esse caso é necessário fazer compressas de água gelada e com as mãos tirar o excesso de leite. Febre acima de 38 graus e os sintomas se mantendo não deixe de procurar o médico.

parto

FONTE: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,21282437,00.jpg

 

Barriga sem inchaço

Depois do parto, com o passar dos dias, é normal que o útero se contraia. Graças à ocitocina, que é lançado no organismo, durantes cada mamada. Sendo assim, ter cólicas na amamentação é praticamente normal. Se em poucos dias não desinchar o seu abdômen é preciso ficar atenta. Ir ao obstetra rotineiramente é uma forma de manter o controle da situação. Avise sempre seu médico sobre qualquer mudança, principalmente hemorragias e infecções.

Cicatrizes invisíveis

Todos os cortes que se passaram no parto precisam sempre ser limpos com água e sabonete apenas. O local precisa permanecer seco. O médico irá orientar melhor as atividades físicas e falar sobre prática e intensidade.  Todas as dores que sentir precisa ser repassado ao médico. Afinal, nem todos os analgésicos podem ser tomados no período de amamentação.

parto

FONTE: http://alessandrafaria.com/wp-content/uploads/2013/06/recupera%C3%A7%C3%A3o-do-corpo-ap%C3%B3s-o-parto.jpg

 

Hormônios regulados

Os hormônios só serão um problema caso queira tomar anticoncepcionais ou se tiver algum problema com hipo ou hipertireoidismo. O médico saberá orientar qual pílula deverá usar. Algumas não são liberadas durante a amamentação. Quem tem problemas de tireoide precisa controla as dosagens. Durante a gravidez não é a mesma quantidade de antes.

parto

FONTE: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/03/151_520-amamenta.jpg

Corpo saudável

Cuidar do corpo não pode ser apenas por questão de estética. É preciso pensar em manter o corpo saudável. Isso vai ajudar a aguentar o bebê e não ter tanta dor nas costas. No final da gravidez o peso da gestação acaba fazendo com que suas costas fiquem ainda mais doloridas por causa da exigência que é submetida. Não se esqueça da importância em se hidratar para poder reduzir as estrias. Lembre-se de ficar de olho nas suas pernas. Nada de inchaço e dor. Também não deixe de curtir muito seu bebê!

 

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário aqui embaixo e cadastre seu e-mail na barra lateral da página principal do blog e receba nossas dicas.

 

Posts relacionados

Tags

Compartilhe Isto

1 Comentário

  1. Olá,Tudo bem? Olha, gostei muito das suas dicas! Vou colocar em prática todas as orientações que você postou. Achei muito muito importante. Com certeza vai ajudar muitas mamães que estão passando por essa etapa. Muito obrigada pelo post. Um grande abraço!
    Att. Raquel
    http://mamaesaradafunciona.com/

Deixe um comentário