Introdução de alimentos sólidos

jul 30, 2014 por

Introdução de alimentos sólidos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o recomendado é que a partir dos seis meses de vida possa começar a inserir alimentos sólidos na alimentação do bebê, assim como pode acrescentar líquidos, como chás, água e sucos. Muitas mães têm dificuldades de seguir essa orientação, mas na dúvida procure orientação de seu  pediatra. Antes dos seis meses não é recomendado começar a dar alimentos sólidos para o bebê porque ele ainda não tem o estômago preparado para poder receber esse tipo de alimentação e ainda pode deixar prejudicada a formação do sistema imunológico da criança.  Só o leite materno tem o poder de deixar o sistema imunológico da criança perfeito para aguentar as ações do ambiente externo. É o melhor jeito de fazer com que o organismo não corra o risco de desenvolver alergias a alimentos e nem doenças crônicas.

Fique atento para quando o bebê começar a demonstrar sinais de que precisa mais do que apenas o leite materno como:

  • Mesmo mamando demonstrar fome, principalmente se estiver mamando oito vezes por dia.
  • O bebê começa a mastigar e os dentes começar a surgir.
  • A cabeça do bebê está firme e ele consegue controlá-la.
  • O bebê já apresenta o dobro do peso de quando nasceu.

alimentos sólidos

 

Por isso é preciso que vá seguindo alguns pequenos passos para que tenha sucesso na hora de inserir alimentos sólidos:

  1. Em um dia procure oferecer um suco de laranja lima bem no meio da manhã. Faça isso entre uma mamada e outra. Aproveita para se divertir com o rostinho de espanto que ele fará ao experimentar pela primeira vez um novo sabor. Algo imperdível!
  2. De três em três dias procure ir incluindo papinhas de frutas. No começo, não se esqueça de alternar entre as mamadas, no período da tarde. Fique de olho na reação do organismo da criança.
  3. Depois de uma semana fazendo os testes comece a incluir papinhas salgadas na hora do almoço. Mas não pare de dar sucos e papinhas de frutas no período da tarde.
  4. Assim que o bebê já estiver habituado com a nova alimentação pode começar a dar papinha salgada também no jantar. Como sobremesa, durante as duas refeições, pode optar por uma papinha de fruta.

Não se preocupe se seu bebê comer pouco. Nem todas as crianças comem o mesmo tanto. Aos poucos você irá adaptar a quantidade que deve colocar no prato para seu filho. O normal é que dos seis a noves meses ele coma em média até quatros colheres de sopa. Até os doze meses  ele já conseguirá comer uma xícara cheia. Do primeiro ano de vida até os três é normal a criança comer  um prato, tipo infantil, completo.

Atenção aos temperos

O ideal é começar com a papinha tempero, e ir adicionando um novo sabor para seu bebê. É uma forma de estimular a degustação do alimento e evitar que o bebê comece a ter problemas de saúde. Por isso evite temperar e sempre que precisar use pouco sal. Isso vale para quando for preparar refeições mais elaboradas. O ideal é usar ervas naturais e já acostumar o paladar do seu filho a consumir pouco sal.

Nada de temperos fortes como curry e pimenta. Quando começar a oferecer saladas use temperos como cebolas, azeite e limão. Nada de canela, cravo ou açúcares para as papinhas doces. Aproveite para que ele se acostume com a doçura da própria fruta.

alimentos sólidos

FONTE: http://www.chrisflores.net/upload/05-03-2012-191922-125172460Wavebreak-Mediamat.jpg

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário aqui embaixo e cadastre seu e-mail na barra lateral da página principal do blog e receba nossas dicas.

 

Posts relacionados

Compartilhe Isto

Deixe um comentário