HÁBITOS ORAIS NOCIVOS

out 7, 2014 por

HÁBITOS ORAIS NOCIVOS

MAMADEIRA

Quando a amamentação não é possível, o uso da mamadeira pode ser indicado. E ai alguns cuidados devem ser tomados como, os bicos com formato anatômico e de tamanho indicado para a idade, orifício do bico deve ser pequeno e de acordo com cada tipo de líquido, higienização dos utensílios, manter o bebê semi sentado durante o aleitamento. E o principal, o amor ser vivido na mesma intensidade.

Mas, o que corriqueiramente acontece é que estes hábitos perduram por um tempo maior que o ideal. Então ai vão algumas dicas:

  • Já aos seis meses de idade, substitua a famosa mamadeira da água/suco (chuquinha) pelo copo de transição (ou treinamento). Que possuem uma válvula que evita que o liquido seja derramado, mesmo se virado de ponta cabeça.
  • A partir de 1 ano e meio ou por volta dos 2 anos de idade, substitua a mamadeira do leite da manhã por um copo infantil que possua o bico de consistência mais dura e de formato parecido com os de treinamento.

 

hábitos

 

SUCCAO DE CHUPETA E DEDO:

A sucção é importante para satisfazer as necessidades nutritivas, psicológicas e emocionais da criança e faz parte do desenvolvimento psicomotor da infância. O ideal seria que a remoção do hábito de sugar chupeta ou dedo ocorresse entre 1 ano e meio e 2 anos de idade. Pois, quando se estende, torna se extremamente prejudicial.

Para remover este hábito, motivar as crianças de maneira construtiva – por meio de diálogos, fotografias, filmes, modelos-, sempre reforçando o lado positivo. Frases como “você fica mais bonito (a) sem chupeta” são muito mais eficazes do que repreensões/ punições como “tire o dedo da boca” ou “você vai ficar horrível se continuar com a chupeta”.

No caso das crianças que tem o hábito da sucção digital, deve se oferecer atividades lúdicas e que estimulem o uso das mãos, de modo que, distraindo-se com outras atividades, a remoção do hábito seja suave e paulatina.

O suporte psicológico nos casos do uso prolongado de chupetas ou de sucção de dedo pode ser a chave do sucesso da superação da fase oral e restabelecimento do desenvolvimento.

 

hábitos

 

 

 

 

 

 

 

 

hábitos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROBLEMAS ORAIS GRAVES QUE PODEM OCORRER COM HÁBITOS DE SUCCAO NOCIVOS (*)
estreitamento da maxila
mordida aberta anterior (os dentes da frente não se tocam)
posicionamento da língua fica alterado e prejudica o padrão correto da mastigação, deglutição, respiração e articulação (fala).

(*) Para determinar se um hábito é deletério ou não é necessário avaliar a freqüência, duração e intensidade. Os problemas orais decorrentes dos maus hábitos quando removidos ate os três anos de idade poderão ser revertidos naturalmente.

 

 

Ginna Gonçalves | Mestre em Odontopediatria UNICSUL-SP | Odontologia para bebês FUNDECTO-USP | Ortodontia e ortopedia para crianças e adolescentes  | Clínica de AaZ Rua: Cel. Jucá,690 Aldeota tel: (85) 32670222.

 

 

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário aqui embaixo e cadastre seu e-mail na barra lateral da página principal do blog e receba nossas dicas.

 

 

Posts relacionados

Compartilhe Isto

Deixe um comentário