Gestação saudável começa pela boca

jul 1, 2014 por

Gestação saudável começa pela boca

Sorria, você está grávida!

É isso mesmo! E sorriso de mãe tem que ser lindo, não é?

Durante a gestação, a boca da mulher passa por mudanças intensas que afetam o pH natural, tornando-a mais propensa a uma série de problemas , como cáries e gengivites.  A gravidez em si não é a vilã, mas há uma tendência a relaxar nos cuidados bucais, principalmente nos primeiros meses, quando há enjôos constantes e sonolência … Sem contar com as inúmeras idas ao obstetra, escolha do enxoval, do nome da criança, aí um detalhe importante deve ser lembrado: muitas mamães, e até mesmo os médicos se esquecem que a saúde bucal também merece atenção! A boca faz parte do corpo, por isso, a gestante que não tem uma boca saudável NÃO TEM uma gravidez 100% saudável!

gestação

 

Algumas dicas valiosas:

o   Evite “beliscar” entre as refeições, o ideal é se alimentar a cada três horas, evitando o consumo exagerado de açúcar – inclusive aquele presente em pães, biscoitos, sucos e refrigerantes, e lembrar-se de caprichar na escovação, assim diminui-se a acidez bucal e o risco da perda de cálcio dos dentes.

o   Não é normal a gengiva sangrar durante a gestação. Se ocorrer, alguma inflamação deve estar presente.

o   A Doença Periodontal além de levar a perda dos dentes, prejudica o bebê que nasce com peso abaixo do normal, e pode induzir o parto prematuro.

o   O cálcio necessário ao bebê NÃO SAI dos seus dentes. Mas sim dos alimentos consumidos por você: laticínios e verduras escuras.

o   A partir do 4º mês de gestação, inicia-se o desenvolvimento do paladar do bebê, portanto a gestante deve evitar a ingestão de alimentos açúcarados.

o   Vale lembrar que a saúde bucal do bebê depende da saúde bucal de seus pais e babás, pois as bactérias da boca são transmitidas pela saliva, quando sopramos o alimento da criança e beijamos a mãozinha (que depois vai para a boca).

o   A grávida não só pode como deve ir ao dentista! Atualmente, radiografias, anestesia são seguros e os benefícios são maiores do que a dor que a mamãe poderá sentir.

 

gestação

Queridas mamães, caprichem no sorriso, pois eles estarão estampados quando o tão esperado dia chegar!!!!

Ginna Gonçalves | Mestre em Odontopediatria UNICSUL-SP | Odontologia para bebês FUNDECTO-USP | Ortodontia e ortopedia para crianças e adolescentes  | Clínica de AaZ Rua: Cel. Jucá,690 Aldeota tel: (85) 32670222.

 

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário aqui embaixo e cadastre seu e-mail na barra lateral da página principal do blog e receba nossas dicas.

 

Posts relacionados

Compartilhe Isto

Deixe um comentário