Bebê: como fazer a higiene bucal

ago 25, 2014 por

Bebê: como fazer a higiene bucal

No mês passado comentamos sobre todos os cuidados que a futura mamãe deve tomar para garantir sua saúde bucal e como consequência, ter uma gestação 100% saudável.

Hoje estamos aqui, para parabenizá-las pelo nascimento do maior tesouro das suas vidas e dar dicas valiosas você e seu (sua) bebê. Vamos lá!

AMAMENTAÇÃO:   

Fortalece o vínculo mamãe e bebê. Bebê se sente mais amado e protegido.

Acelera a recuperação do pós-parto, emagrece (500cal por mamada), evita depressão pós-parto, câncer de mama, de ovário e osteoporose.

Amamentação protege o bebê de diabetes, de infecções respiratórias e urinárias, alergias, obesidade, hipertenção, cárie, má-oclusão.
A primeira etapa da mastigação, o bebê está exercitando músculos e estimulando ossos para o exercício da mastigação. Crianças que são amamentadas ingerem o melhor alimento do mundo!

ALEITAMENTO ARTIFICIAL:

 Não consegui amamentar, e agora?

Você continua sendo a melhor mãe do mundo. Mantenha os mesmos rituais da amamentação para alimentá-lo (a): ambiente calmo, ventilado, sem interferências, olho no olho. Seu bebê se sentirá amado e protegido da mesma forma.

Deve-se fazer a troca de lado do colo para evitar deformidade muscular da face (assimetria, mordida cruzada);

Obtenha mamadeiras e bicos de boa qualidade, de preferência ortodônticos. Muito cuidado com a limpeza e desinfecção destes materiais. O furo do bico deverá ser pequeno, obedecendo à indicação: leite.

Após a mamada, o bebê poderá sentir falta do ato de sucção, e às vezes a chupeta deverá ser usada para satisfazer este ato.

HIGIENE BUCAL

  Isso mesmo, higiene bucal e não higiene dental!

Pode-se higienizar a boca do bebê mesmo sem ele apresentar nenhum dentinho. Com uma fraldinha ou gaze e água filtrada, ou com o uso de dedeiras. Passando o paninho nos rodetes gengivais, por dentro da bochecha, na língua…

Pelo menos uma vez ao dia.

Higienizar é importante porque além de retirar resíduos de leite, principalmente depois que o bebê “gofa”, faz-se uma estimulação oral. Seu  (sua) pequenino (a) vai adorar! Succionará seu dedo e sentirá prazer de estar com a boca limpinha!

bebê

 

Ginna Gonçalves | Mestre em Odontopediatria UNICSUL-SP | Odontologia para bebês FUNDECTO-USP | Ortodontia e ortopedia para crianças e adolescentes  | Clínica de AaZ Rua: Cel. Jucá,690 Aldeota tel: (85) 32670222.

 

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário aqui embaixo e cadastre seu e-mail na barra lateral da página principal do blog e receba nossas dicas.

 

Posts relacionados

Tags

Compartilhe Isto

Deixe um comentário